quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Xandy, o cantor da banda Aviões do Forró, está entre os 164 voluntários que se empenhou na causa do menino Kaio

Em mutirão realizado ontem, a família do menino que tenta vencer uma anemia aplástica cadastrou 164 pessoas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). O dia também foi de surpresas para o pequeno. Ele conheceu o ídolo: Xandy, o cantor da banda Aviões do Forró
Kaio recebeu a visita do cantor Xandy, do Aviões do Forró. Músico ficou sabendo da campanha pelo O POVO (EDIMAR SOARES)
E a corrente de solidariedade aumentou. Agora, Kaio Cardoso, de 3 anos, conta com mais um batalhão de soldados que tentam ajudá-lo na luta contra uma anemia aplástica descoberta nove meses atrás. Ontem, em mutirão realizado no Meireles e Freitas Advogados Associados, na avenida Santos Dumont, a família do garoto conseguiu incluir 164 pessoas no Registro de Doadores de Medula Óssea (Redome). No começo do mês, 162 foram captados em outra mobilização.

Só pelo cadastro nacional, Kaio pode encontrar alguém com material genético compatível com o seu para ser submetido a um transplante. Entre parentes próximos, a probabilidade é remota. Com a cirurgia, ele será curado da doença que reduz a capacidade do organismo de produzir glóbulos brancos, plaquetas e glóbulos vermelhos.

Nas quatro horas e meia em que o posto do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) esteve montado no escritório, não paravam de chegar voluntários. Muitos amigos. Mas também muita gente sensibilizada com a história do menino maranhense.

Uma delas era a vendedora Luciana Façanha Albuquerque, 25. Ela sequer havia doado sangue na vida. Ao saber da necessidade de Kaio, não pensou duas vezes. “O que eu quero para mim, vou querer para o meu próximo”, justificou.

Mas a jovem tem consciência de que sua coleta pode não servir para o pequeno. Uma vez incluído no Redome, o doador fica disponível a pacientes de qualquer parte do País. “Se não for para ele, pode ser para outra pessoa. E eu fico muito feliz com isto”.

Nos corredores, mãe, tias, avó e babá eram só expectativa. Principalmente porque correm contra o tempo. Quanto mais transfusões de sangue Kaio tomar para repor glóbulos e plaquetas, fica mais vulnerável a uma rejeição ao transplante. “Mas ele é um guerreiro. Enquanto a gente chora, ele sorri. Por isto, temos fé de que vamos encontrar (um doador compatível)”, acredita Kamila Cardoso, mãe do garoto.

Assim como ela, a universitária Camila Mesquita, 27, reza para o garoto ser submetido ao transplante o quanto antes. Aí, enfim, ele poderá voltar às sessões de fisioterapia para ter os movimentos do corpo normalizados.

Durante o parto, Kaio sofreu uma paralisia cerebral que comprometeu principalmente os membros inferiores. “Se a gente pode fazer um gesto pequeno, que não vai custar nada e pode salvar a vida de alguém, o quê justifica não fazer?”, refletiu.

Todas as coletas foram encaminhadas ao Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, onde ficarão guardadas até um paciente com perfil similar aparecer. Até lá, é esperar. E torcer.

E-MAIS

>Assim que leu A MATERIA, Xandy postou mensagens no Twitter pedindo que os fãs da “Aviões do Forró” ajudassem o garoto.

>A apresentadora Angélica também twittou divulgando o blog do menino: sejaomeuheroi.blogspot.com

>Para se cadastrar no Redome, basta procurar o Hemoce (av. José Bastos - 3390). É obrigatória a apresentação do RG.
>No dia 6 de novembro, a família realiza uma caminhada na avenida Beira Mar em prol de Kaio
Fonte:
Portalarrochajair

Nenhum comentário:

Postar um comentário