quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A INFLUÊNCIA DO FORRÓ NA SEXUALIDADE DOS ADOLESCENTES


Em mais uma edição do Papo Cultural, uma roda de conversa promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico Cultural e Natural de Quixeramobim (IPhanaq), as psicólogas Karine Suelanne Silva de Lima, Natália Nobre e Darliana Torres abordaram um tema contemporâneo interessante: A influência do forró na formação da identidade e sexualidade dos adolescentes do Sertão Central. Segundo as psicólogas a maioria dos adolescentes entrevistados não associa a letra das musicas de forró da atualidade, como algo que desvalorize ou descaracterize o seu corpo. Principalmente o sexo feminino, foco maior do trabalho, não faz essa associação.
“É como se o que a música apresenta na sua letra fosse algo desconectado de sua vida. A maioria não faz nenhuma reflexão sobre a importância da sexualidade e da identidade. É encarado mais coma uma diversão no grupo. Poucos fazem uma autocrítica da mensagem que as músicas transmitem”, justificou Karine Suelanne. Para as pesquisadoras a maioria dos adolescentes tem pouco conhecimento sobre sexualidade. Associam apenas ao ato sexual. Algo lamentável destacou Darliana Torres.
Após a exposição das psicólogas, o público, constituído na maioria por alunos do Liceu de Quixeramobim e alguns professores, fez comentários e questionamentos sobre a importância do tema. “Assunto como esse deveria ser discutido nas escolas e nas famílias, pois muito contribuiria na formação dos jovens e adolescentes a receberem formação adequada sobre sexualidade e como a música pode contribuir para se fazer uma reflexão sobre o tema”, ressaltou a professora Maria do Carmo Enéas (Kaká).
Conforme o articulador do Iphanaq, historiador Neto Camorim, essa foi a 20ª edição do Papo Cultural, realizado às sextas-feiras na Casa de Antônio Conselheiro, um espaço cultural de Quixeramobim. Fotos > Iphanaq



Com Informações DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário