quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Regional TROVADORES E REPENTISTAS Festival aquece economia local

Evento promove a cultura popular. Os restaurantes e hotéis esperam aumento na demanda por serviços
Limoeiro do Norte Um importante evento cultural com repercussão positiva no aquecimento da economia local. Assim pode ser avaliado o VII Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, que será realizado de hoje a domingo, neste município. A expectativa para os setores de hotelaria e restaurante é um crescimento nos lucros durante todo o fim de semana.

O VII Festival Internacional de Trovadores e Repentistas será realizado de hoje a domingo. A estimativa é de um público com 10 mil pessoas FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR


O comércio se prepara para receber, durante os quatro dias do evento, populares deste município e visitantes da região e até de outros estados. Está confirmada a participação de representantes da cultura popular dos estados de São Paulo, Rio Grande do Norte e Paraíba. A estimativa de público é de cerca de 10 mil pessoas nos quatro dias, segundo afirma o coordenador geral do festival, Geraldo Amâncio.

"As últimas três edições que realizamos em Limoeiro do Norte foram sucesso. Este ano não esperamos que seja diferente", informou o coordenador. Sobre a possibilidade de a oitava edição ser sediada novamente neste município ele afirmou que esta dentro dos planos da equipe coordenadora manter o projeto em Limoeiro do Norte no próximo ano. Segundo ele, a escolha desta cidade se deu pelas tradições da região com a cultura da viola e repente, pelos vários poetas que existem no Vale do Jaguaribe e pela hospitalidade do povo em receber esse projeto.

O evento ocorrerá durante quatro dias, movimentando comerciantes locais. Os setores beneficiados diretamente com a grande movimentação na cidade são hotéis e restaurantes, principalmente os localizados nas proximidades da Praça da Matriz. Alguns hotéis já se preparam para o aumento de hóspedes durante o fim de semana. De acordo com Célia Silva, recepcionista do Hotel Classic, localizado no Centro da cidade, as reservas para o festival foram asseguradas desde a última semana.

Ela explica que durante os quatro dias, a movimentação no hotel costuma aumentar. "Muitas pessoas deixam para ligar no próprio dia do evento. Geralmente, quinta e sexta-feira há uma procura maior. Atualmente, estamos com 80% dos nossos quartos ocupados", explica a recepcionista.

O hotel fica localizado ao lado da Praça José Osterne, onde o evento reunirá o maior público durante toda sua programação. As sorveterias, pizzarias e bares localizados no entorno da praça também estão na expectativa de grande movimentação no decorrer do festival. Por isto, gerentes querem dar o melhor atendimento aos participantes do evento.

Programação
O festival terá início hoje, a partir das 20h, no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com apresentação do Grupo Folclórico de Viçosa encenando a peça sobre Antônio Conselheiro, baseado na obra do poeta Garaldo Amâncio.

Após o teatro, haverá apresentação de cantoria com as duplas Zé Milson Ferreira, de São Paulo, juntamente com Paulo Costa, de Acaraú. Em seguida, Antônio Fernandes e Raimundo Alves, de Limoeiro do Norte. Após a cantoria, haverá apresentação de Agamenon Violeiro, de Russas. Encerrando a primeira noite, haverá show do poeta e músico Zé Lima, de Mossoró.

O palco principal, montado na Praça da Matriz, receberá vários poetas e intérpretes da música popular a partir das 20hs. Os artistas vêm de várias cidades da região. São eles algumas das duplas, Zé Vicente e Messias Soares, de Horizonte; Davi Laurentino (São Paulo) e Ernandes Pereira (Lavras da Mangabeira); e Raimundo Mesquita, de Mossoró, e Antonio Nilo, de Lavras da Mangabeira. Haverá também apresentação do poeta declamador paraibano Chico Pedrosa, seguido de mais duplas repentistas convidadas. A segunda noite terá encerramento com show da banda Batuta Nordestina.

O sábado segue o mesmo roteiro com apresentação de cantadores, repentistas e poetas, levando o melhor da cultura popular, seguindo com a presença do grupo folclórico de cangaço da Paraíba e encerramento por conta da banda Cacimba de Aluá.

O show de encerramento do festival acontecerá domingo, a partir das 22 horas, com a apresentação do sanfoneiro cearense Waldonys.

Paralelamente, será realizada oficinas de técnica de teoria e produção textual de cordel, nos dias 26 e 27, a partir das 14 horas no IFCE, tendo como facilitadores o poeta Rouxinol. Também haverá uma aula espetáculo "O mundo encantado da literatura de cordel", no dia 17, a partir das 16horas, também no Instituto Federal, tendo como facilitados o poeta Klévisson Viana.

O festival é uma realização do Instituto Internacional de Arte e Cantoria (Intercanto), com o patrocínio da Fundação Nacional de Artes (Funarte), ligada ao Ministério da Cultura, apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Coelce/Endesa.

Mais informações:
O VII Festival Internacional de Trovadores e Repentistas, às 20h no auditório do IFCE
J. A. Lima Produções
(88) 8836.3036 / (85) 9635.3880

ELLEN FREITASCOLABORADORA /DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário