sábado, 3 de agosto de 2013

Programa Violas e Violeiros da Rádio Vale do Jaguaribe chega aos 54 anos de existência


 

De acordo com o poeta Antônio Fernandes, titular do horário naquela emissora, o Programa Violas e Violeiros foi ao ar pela primeira vez na Rádio Vale do Jaguaribe, em 23 de julho de 1953, tendo como idealizadores, os poetas Antônio Nunes de França e Justo Amorim. Ainda de acordo com Antônio Fernandes, depois de alguns anos, o poeta Justo Amorim deixou o programa, cedendo espaço para o também poeta Juvenal Evangelista, que por vários anos fez dupla com o fundador do programa, o poeta norte-rio-grandense, Antônio Nunes de França.

Antônio Fernandes lembra que desde a sua fundação, o programa Violas e Violeiros mudou várias vezes de horário e de apresentador, mas nunca ficou fora do ar, nem mudou de nome. Fernandes recorda também o nome de todos os apresentadores que ao longo de todos esses anos deu a sua colaboração para que o programa Violas e Violeiros da Rádio Vale do Jaguaribe de Limoeiro do Norte permanecesse chegando aos lares dos milhares de ouvintes da emissora.

Dentre os comunicadores que fazem parte desta longa história, estão: Raimundo Gondim, Jairo Lucena, Antônio Zeudo, Sandro Garrido, Rena Santiago, Nelson Faheina, Aurino Brito, Adilson Ferreira e Raimundo Bezerra, Zé Cardoso (poeta), Ribamar Silva, Maurílio Freitas, Mauri Freitas e Raimundo Alves Barbosa.

Antônio Fernando, atual apresentador do programa pela 1260 AM, lembrou também de nomes considerados como sendo de grande destaque na poesia, na viola e no repente que também passaram pelo programa Violas e Violeiros, entre os nomes por ele citados estão, Dimas Batista, Otacílio Batista, dentre outros. Fernandes fez questão de enfatizar que os dois programas de violas mais antigos do Brasil, é o Violas e Violeiro da Rádio Vale do Jaguaribe com 54 anos e Violeiros do Seridó, que está no ar há 48 anos, pela Rádio Rural de Caicó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário