sexta-feira, 15 de novembro de 2013

CEJA-Limoeiro realizou o II Encontro das Personalidades da Cultura Afro-Brasileira

O evento aconteceu na noite de quinta feira 14, nas dependências do Centro de Educação de Jovens e Adultos, localizado na Avenida dos Expedicionários, Nº 2991, centro da cidade de Limoeiro do Norte. Na ocasião, foram homenageados três personalidades importantes na história do rádio da cidade de Limoeiro do Norte.
Em uma cabine de rádio improvisada para o momento, os famosos radialistas Nivaldo Saraiva, Ribamar Silva e Dengoso contaram um pouco das suas trajetórias no mundo rádio. Antônio Nivaldo Saraiva (Nivaldo Saraiva), da Rádio Educadora de Limoeiro do Norte falou dos seus primeiros contatos com rádio.
Com 45 anos de rádio, Nivaldo Saraiva conta que desde criança despertou a vontade de falar em microfones e que chegava a imitar alguns comunicadores da época usando uma “lata de Óleo Pajeú”, que segundo ele, servia como microfone na simulação da transmissão de partidas de futebol com os garotos da época.
Saraiva conta também que passou a frequentar os estúdios de rádios e recebeu a oportunidade de participar de um programa de rádio através do radialista Luís Gonzaga de Freitas, que fazia um programa jornalístico e um dia lhe deu a oportunidade de fazer algumas leituras e dai em diante, não parou mais de fazer rádio.
Conforme mencionou o radialista, no rádio ele atuou ao lado de grandes comunicadores e que teve oportunidades de ser contrato por grandes emissoras da capital do estado, mas nunca teve vontade de deixar a sua terra natal e hoje apresenta o programa Bregão do Saraivão pela Radio Educadora de Limoeiro do Norte.
O segundo homenageado naquela noite cultural foi o radialista e palhaço Dengoso. O artista conta que começou a sua carreira no rádio, em uma emissoras do Rio Grande do Norte, onde residia na época. Dengoso conta que também foi palhaço de circo e que trabalhou em vários circos, tanto de  pequeno porte, como em circo mais afamados.
Em Limoeiro do Norte, trabalhou na Rádio Vale do Jaguaribe, Rádio Educadora Jaguaribana e FM STYLLUS, sempre na apresentação de programa de forró e que por muitas vezes foi convidado para animar programas de calouros, cantorias e festivais de emboladores e de coquistas e hoje em dia encontra-se afastado do rádio.
José Ribamar Silva, conta que começou a sua carreira por ocasião do convite de amigo que na época já atuava como operador de áudio e fez um convite para participar de uma equipe esportiva. Depois participou de um teste para locutor e foi selecionado para apresentar um programa na Rádio Vale do Jaguaribe, onde ficou por vários anos, seja como apresentador de programa de forró, ou como comentarista esportivo.
O radialista salienta que chegou a ser contratado pela Rádio Iracema de Fortaleza e que participou de várias coberturas de clássicos no Maracanã. De volta para Limoeiro do Norte ficou por um período sem prefixo até ser contactado pelo proprietário da TVJAGUAR, o radialista Flávio Costa, com que trabalha até hoje como repórter do Portal Jaguar de Comunicações.
A diretora da instituição, Antônio Ângelo falou da importância da realização do evento em sua 2ª edição. De acordo com Toinha, o Encontro das Personalidades da Cultura Afro-Brasileira tem o objetivo resgatar as culturas locais nos seus mais diversos seguimento. A diretora afirma ainda que na 1ª edição do evento realizado naquele mesmo local, o resgatou girou em torno da a cultura dos sanfoneiros da região e conseguiu reunir vários artistas limoeirense.
Para a segunda edição, o tema escolhido era sobre os radialistas da cidade, onde foram homenageados três grandes ícones do rádio local que na ocasião tiveram a oportunidade de repassar um pouco da história de cada um na sua área de atuação.
A II edição do Encontro Personalidades da Cultura Afro-Brasilera contou com a presença diretor da FAFIDAM João Rameres, Secretário de Desenvolvimento Social, Rosálio Daniel, grupo gestor da escola, alunos e convidados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário