quinta-feira, 14 de novembro de 2013

VIÚVAS DO VENENO: Diário vence grande Prêmio Jornalismo&Cia/HSBC

A série conta histórias de contaminação e morte de trabalhadores rurais expostos ao uso de agrotóxicos
São Paulo. O Diário do Nordeste faturou ontem à noite o Grande Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. Com a Série Viúvas do Veneno, de autoria do repórter Melquíades Júnior, o jornal superou todas as demais mídias concorrentes (rádio, jornal, revista, TV, Internet). Antes, o mesmo trabalho já houvera ganho na categoria mídia impressa nacional.

Melquíades Júnior recebe o troféu alusivo ao grande prêmio das mãos de Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia FOTO: MARIANA RIBEIRO/DIVULGAÇÃO
O anuncio foi feito ontem durante a festa de premiação em São Paulo. Melquíades Junior recebeu a premiação nacional das mãos de Luciano Martins Costa, relator do prêmio e do Observatório da Imprensa. Já o grande prêmio, no final da noite, foi entregue por Eduardo Ribeiro, diretor de Jornalistas&Cia. João Rached, diretor de Relações institucionais do HSBC, parabenizou Melquíades e o Diário do Nordeste pelo prêmio. Na opinião do executivo, foi uma vitória bastante merecida "pela profundidade da reportagem".

A jornalista Mirian Leitão, de "O Globo", também fez questão de parabenizar a publicação. Mirian afirmou que "o jornalismo brasileiro precisa de repórteres com vivacidade, em temas tão relevantes nacionalmente".

Até mesmo os outros vencedores de outras categorias vibraram com a escolha de "Viúvas do Veneno" para o grande prêmio.

O especial foi publicado nos últimos dias 17, 19 e 20 de abril, no caderno Regional, mostrando casos nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia.

A série foi produzida pelo repórter Melquíades Júnior e pela repórter fotográfica Waleska Santiago, com a supervisão da editora Maristela Crispim. As matérias foram publicadas nos dias 17,19 e 20 de abril de 2013, como reportagem especial no caderno Regional. As matérias contaram histórias de contaminação e morte de trabalhadores rurais que estão expostos ao uso de agrotóxicos, que passaram a ser usados para garantir a colheita e aumentar a produtividade.

O especial mostrou a vida de trabalho, batalha e infecção, além da morte de seis trabalhadores rurais expostos ao uso abusivo de agrotóxicos nos estados do Ceará, Pernambuco, Paraíba e Bahia. Melquíades não conteve a emoção ao ouvir o nome da série como grande vencedora. "Foi muita emoção. A plateia eufórica. Todos os demais vencedores vieram me abraçar e parabenizar, e perguntando como ler o trabalho através da internet". 


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário