quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Vem ai o Primeiro Encontro de Fuscas de Limoeiro do Norte.








Proprietários de fuscas se reúnem para traçar metas para o Primeiro Encontro de Fuscas da cidade de Limoeiro do Norte. A primeira reunião do grupo de fusqueiros, aconteceu no dia 23 de dezembro de 2013, no Sítio do Osvaldo Luz no Bom Fim.
O encontro serviu como ponta pé inicial para o lançamento do I Encontro dos Amigos do Fusca, que ficou agendado para o domingo 26 de janeiro de 2014. O encontro Amigos do Fusca de Limoeiro do Norte, tem o objetivo de reunir o maior número possível de proprietários de fusquinhas da cidade e da região. O evento acontecerá na manhã do domingo 26, nas proximidade do Pinheiro Supermercado de Limoeiro do norte.
História do Fusca.
 20 de janeiro o Brasil comemora o Dia Nacional do Fusca. O carro começou a ser fabricado no Brasil em 1959. Fatores como manutenção fácil, motor arrefecido a ar e baixo consumo garantiram o sucesso do modelo no País. Mais de 3 milhões de unidades foram fabricadas em São Bernardo do Campo (SP).

A chegada das primeiras unidades da Alemanha começou em 1950. Pequeno, com motor traseiro e desenho muito diferente dos automóveis americanos que dominavam nossas ruas, o Volkswagen Sedan chamava a atenção por onde passava. Em 1953 teve início a montagem no Brasil a partir de componentes importados. O Fusca foi o carro mais vendido no País por 24 anos consecutivos, marca superada apenas em 2011 pelo VW Gol.

A história local do Fusca tem um detalhe interessante. Sua produção se encerrou em 1986 como parte de um processo natural de mercado, mas retornou em 1993 por sugestão do então presidente da República, Itamar Franco. Em 1996 teve fim novamente a fabricação brasileira. No México, sua vida foi esticada até 2003.

O carro foi concebido nos anos 1930 pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche a pedido do governo da Alemanha, que pretendia popularizar o automóvel (daí nome "Volkswagen", "carro do povo" em alemão). Mundialmente, o Dia do Fusca é comemorado em 22 de junho, data em que Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e fabricação do modelo, em 1934.

O início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, impediu que a fabricação do carro começasse, mas durante o conflito a indústria produziu veículos militares leves sobre sua plataforma mecânica, com motor traseiro refrigerado a ar.

Com o fim da guerra, a fabricação do modelo original foi retomada. A situação econômica da Europa, em recuperação, era favorável à venda de um carro barato e econômico. Daí em diante ele ganhou o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário