quarta-feira, 3 de junho de 2015

Dengoso e Batista Duas figuras lendárias da cidade de Limoeiro do Norte.

Natural da cidade de Assú, no estado Rio Grande Norte, Francisco Fernandes da Silva, o popular Dengoso,  abandonou a sua terra natal para aportar em Limoeiro do Norte, onde reside até hoje, cinqüenta e seis anos depois. Dengoso conta que de lá para cá desempenhou várias funções, dentre elas, a de ajudante de circo,palhaço, apresentador de forró e relojoeiro, função que exerce até hoje.
O ex-palhaço lembra que começou a sua trajetória como ajuntes de circo, e que, de tanto assistir às apresentações acabou se interessando pela arte circense, e acabou se transformando em palhaço, tendo participado de vários circos, dentre eles, Pavilhão  Azul, que foi o circo que o trouxe pela primeira vez para Limoeiro, Changrilar, Continental e Circo Passagem, dentre outros. Francisco Fernandes da Silva afirma que sente-se orgulhoso por morar em Limoeiro do Norte e por ter recebido o Título de Cidadão Limoeirense.
A vinda de Dengoso para a cidade de Limoeiro motivou o irmão João Pereira da Silva Filho (Batista) a também deixar a terra natal para tentar ganhar a vida no município cearense. Batista conta que a primeira vez que esteve em Limoeiro do Norte foi em 1958, de passagem para Teresina – PI, em cima de um caminhão carregado de sal, e por não ter aonde dormir passou a noite na esquina do prédio onde hoje funciona o mercantil de Braquinha.
João Pereira da Silva Filho (Batista) lembra que um ano depois tornou a Limoeiro do Norte vindo em um circo, de propriedade do seu tio, mas fixou-se no lugar somente a partir de 1969, depois de ter percorrido várias outras cidades, também com ajudante de circo. Já na cidade de Limoeiro do Norte, Batista fala que aprendeu a peofissão de relojoeiro, tendo trabalhado também como porteiro e bugú de bandas de forró, guarda municipal e porteiro do extinto Cine-Capri, antigo cinema da cidade.

Batista também sente-se orgulhoso por morar há 46 anos em Limoeiro do Norte, cidade onde, em 2014 lhe concedeu Título de Cidadão Limoeirense. Bem humorado, João Pereira diz que está muito bem na cidade, e que daqui só pretende sair para cidade de pés juntos (cemmitério). Brinca o norteriograndense naturalizado limoeirense.

Um comentário: