terça-feira, 10 de novembro de 2015

Grupo de acadêmicos promoveu II Pit Stop da Saúde em Limoeiro do Norte.

O evento aconteceu na manhã do sábado 07, na Praça da Assunção e contou com o apoio da secretaria de saúde e da prefeitura municipal de Limoeiro di Norte. Na oportunidade, serviços como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exames de HIV, sífilis e Hepatite, dentre outros foram disponibilizados gratuitamente para a população limoeirense, como forma de prevenção contra alguns tipos de  doenças.
Representando a secretaria de saúde do município de Limoeiro do Norte, a enfermeira Gláucia Moura destaca  a importância da realização da edição evento, que é promovido pela secretaria municipal de saúde, desta feita, em parceria com os estudantes dos cursos da universidade acima citada, cuja ação, segundo a enfermeira, tem o objetivo de promover serviços de prevenção e diagnóstico precoce de doenças como Sifilis, Hepatite e HIV, que em casos de positividade, os exames serão notificados e em caminhados imediatamente para a secretaria competente, com o intuito de que sejam tomadas as providências cabíveis.
Gláucia Moura avaliou de forma positiva, a II edição do evento. Para a enfermeira, as pessoas estão deixando de lado o preconceito e buscando se prevenir mais, para viver de formar saudável. Ela destacou ainda a grande procura pela classe masculina, que segundo ela, também tem buzacado informar melhor, para também obter uma com mais saúde. De acordo com a enfermeira Gláucia, cerca de 300 procedimentos de testes rápidos foram realizados durante a segunda edição do Pit Stop da Saúde.

Para Robson Rafael, acadêmico de fisioterapia, o II Pit Stop da Saúde, além de promover a voltadas para a promoção, prevenção e educação em saúde, tem também o objetivo de contribuir para o processo de desafogamento dos hospitais e de outros centros de saúde. Conforme foi mencionado por Robson Rafael, a idéia do movimento está baseada em em outros centros urbanos que já desenvolvem o projeto e que está sendo adotado pelos acadêmicos da (UNP) do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário