segunda-feira, 11 de julho de 2016

Liga Desportiva de Limoeiro do Norte chega aos 59 anos de fundação
A comemoração dos 59 anos da LDLN aconteceu na manhã de sábado 09 de julho de 2016, na sede da própria instituição, no bairro João XXIII e reuniu, além da mesa diretora, sob a presidência do radiaoista desportivo Raimundo Arineuro Roberto, colaboradores, desportistas e representantes de vários clubes do município de Limoeiro do Norte. Na oportunidade, a LNDL prestou homenagem através de comenda, para os desportistas Antônio Matias de Sousa (Matias) e Francisco Alves de Araújo (Tico do Viila União), em reconheconhecimento pelos relevantes serviços prestados em prol do desenvolvimento das práticas esportivas nos bairros de Boa Fé e Luís Alves.
Um Olhar Saudosista do Futebol de Limoeiro do Norte
A Liga Desportiva de Limoeiro do Norte foi fundada em 02 de julho de 1947, cor alguns desportistas limoeirenses preocupados em propagar  o futebol association entre os clubes da cidade e das várzeas.
O primeiro presidente foi o médico paraibano, Francisco Carneiro. Lofo em seguida veio o dentista Raimundo Chaves, de tradicional  famíla, onde passou algum tempo, até passar o cargo para o saudoso Onésimo Remígio, que nos idos de 1956 permneceu por alguns meses, tendo o mesmo entrado, no mesmo ano, com uma solicitação de recurso junto ao Cartório de 2º Ofício, o qual pedia a suspensão das suas atividades esportivas. Entre os anos de 1947 e 1956 doram apenas 04 campeões: O Jaguaribe, em 1947, o palestra, em 1948, o Paissandú, em 1951, e Esporte Clube Limoeiro, em 1956.
Por volta de 1960, com o arrombamento do Açude Orós foram destruídos os campos, Pio Gadelha, do Paissandú, e o Parque Duque de Caxias, pertencente ao Esporte Clube Limoeiro. Na época, a Liga Desportica suspendeu as atividades esportivas, retomando-as, só apartir de 1978, depois da reestruturação das referidas praça de esportes, em 19 de novembro de 1978, com um grupo de desportista oriundos de campeonatos da Liga Suburbana.
Para marcar a volta da etidade nas atividades futebolísticas, realizou-se, em 1979, a Copa Cidade de Limoeiro, quando a equipe do Brasil Popular, do bairro Populares ganhou a competição, ganhando em seguida, os certames de 1979 e 1980, já que para o ano de 1981, o campeonato valeu pelo Torneio da Massificação, cujo título foi conquistado pelo clube do Maguary, da comunidade de Araaial, e em 1982, o Clube Jaguar.
A partir de 1983 começa a era do Palmeiras do Arraial que levantou o troféu de bi-campeão de 1984. Da reestruturação, o saudoso Cristóvam Pitombeira permaneceu mais tempo á frente da Liga Desportiva Limoeirense. No ano de 1985, o conhecido Zé Regis era eleito para a presidência da instituição, tendo o mesmo realizado apenas 01 turno  e não teve campeonato nesse anos, já que o Limoeiro, nesse mesmo ano disputava também o Intermunicipal coordenado pela liga e pela seleção limoeirense
Em 1986, o Palmeiras do Arraial sagra-se tri-campeão. Nos idos de 1987 e 1988, o senhor o desportista Cristóvam Pitombeira volta a comandar a LDLN, e na sua gestão, o Esporte Clube Limoeiro, que havia siso reestruturado em 1984, levanta os dosi títulos e os troféus. Já no ano de 1989, o também desportista José Alceu é indicado pelo então prefeito João Dimar da Silva para comandar a Liga Desportiva e o Esporte Clube Limoeiro conquista o tri-campeonato nesse mesmo ano.Em 1990, o Palmeiras volta a brilhar, conquista o título, e é implantado á primeira divisão.
No ano de 1991, Gilton Alves assume a presidência da mentora e o palmeiras sagra=se campeão em cima do Esporte. Já em 1992, o ECL se recupera e vence o certame. Em 83 é a vez do comerciante João Batista, que assume a direção, por indicação do então vice-prefeito da cidade, no xaso, o médico Reuber Tadeu Vieira e Silva. João Batista reununciou no final do ano e o Palmeiras venceu mais um campeonato. José Valdir da Silva assumiu o restante do mandato do comerciante João Batista, e em 1995 , ele é eleito para o período até 1998.
O clube Esporte Limoeiro vencei=u o certame de 1994, e no ano seguinte parassou a disputar o campeonato profissional da federação, enquanto o clube Palmeiras conquistaria mais um campeonato, o referente a 95/06, e em 97, o ano centenário, fez a final com o bomfinense, treinado pelo radialista Nivaldo Saraiva, que em 1998 sagrou-se campeão, ao vencer o Maguary na prorrogação.
Josué Castro é elito em 1994 para um mandato de quatro anos. Nesse mesmo ano a Portuguêsa do Setor NH4 conquistou o campeonato em jogo contra o Maguary. Para os dois anos seguintes os títulos foram para o o clube do Palmeiras e em 2002, a surpresa foi para o time do Vila União que conquistou seu título de campeão.
No ano de 2003, no seu centenário, o Palmeiras  venceu o Cruzeiro por 1 x 0 e novamente ergueu o troféu de campeão. Valdir do Suburbão volta á presidência, depois de derrotar Josué Castro. Em 2004, o XV de Junho de Espinho sagra-se campeão, 38 anos depois. Em 2005, o troféu foi parao Palmeiras, 2006, para o Sapé, 2007, para o 13 de Gangorra, e em 2008, o Clube Palmeiras comemorou o seu 14º título.
Em disputa com José Valdir, em 2006, Zé Alceu retorna á presidência, mas não conclui o seu mandato, já que foi afastado, sob suspeitas de irregularidades levantadas contra ele, pelo Independentes do Arraial, cuja querela, só chegaria ao fim com uma nova eleição, quando foi eleito oradialista José Cleber Saraiva, no dia 16 de maio de 2009.
A história conta ainda que durante esse período, o juiz João Dantas indicou Zacarias Saraiva de Freitas como interventor e diretor-interventor Raimundo Nonato Ribeiro e que os ex-presidente José Valdir da Silva e Josué Castro Mais estiveram inclusos na comissão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário