segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Preparativos para o Dia de Finados




Com aproximação do Dia Finados o setor comercial da cidade  de Limoeiro do Norte é aquecido, a partir da venda de produtos decorativos para a data. Desde meados do mês de outubro, quem circula pelo centro da cidade, se depara facilmente,  com a exposição de coroas, arranjos, flores e demais adereços utilizados para a decorações de túmulos, produtos fabricos por artesãos locais, especialmente para o Dia de Finados, data dedicada a visitação dos familiares aos túmulos dos entes queridos que já não estão mais no plano terreno. No centro da cidade, os produtos podem ser adquiridos por preços que variam de R$ 6,00 a R$ 20 Reais.
No cemitério local, o qual leva o nome de Nossa Senhora do Carmo, durante toda a semana que antecipa o dia 02 de novembro, Dia de Finados, a movimenta se intensifica com a presença de pessoas que vão campo santo, com a finalidade de fazer a limpeza de túmulos e catacumbas, onde estão sepultados os entes queridos. Para a data religiosa é esperada uma grande multidão de fiéis que costumam ir ao cemitério no dia 02 de novembro, como forma de relembrar e reviver os bons momentos vividos ao lado dos seus entes queridos que já se encontram no descanso eterno, ao lado do Pai, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Origem do Dia de Finados






O dia de Finados só começou a existir a partir do ano 998 DC. Foi introduzido por Santo Odilon, ou Odílio, abade do mosteiro beneditino de Cluny na França. Ele determinou que os monges rezassem por todos os mortos, conhecidos e desconhecidos, religiosos ou leigos, de todos os lugares e de todos os tempos. Quatro séculos depois, o Papa, em Roma, na Itália, adotou o dia 2 de novembro como o dia de Finados, ou dia dos mortos, para a Igreja Católica.
O dia de finados é celebrado pela igreja católica no dia 2 de novembro. Neste dia os cristãos costumam ir visitar o túmulo de seus entes queridos e rezar pela alma deles, assim como também participam de missas para rezar por aqueles que dessa vida já partiram.
Nada de errado existe quando, movidos pelas saudades dos parentes ou pessoas conhecidas falecidas, se faz nesse dia visita os cemitérios e até mesmo se enfeitam os túmulos de pessoas saudosas e caras para nós. Entretanto, proceder como o faz a maioria, rezando pelos mortos e acendendo velas em favor das almas dos que partiram tal prática não encontra apoio bíblico.
De acordo com historiadores, o dia 2 de novembro não foi escolhido por acaso, pois no dia 1º de novembro é celebrado o Dia de Todos os Santos, fazendo com que também seja prestada uma homenagem a aqueles que morreram em estado de graça, mas não receberam a canonização (termo usado pela Igreja Católica que faz referencia ao ato de atribuir o estatuto de Santo a alguém que já era Beato.
Desde quando é comemorado o dia de finados:

O Dia de Finados (ou Dia de Todos os Santos) é comemorado desde o século 1º, onde os cristãos rezam pelos falecidos e comemoram a vida eterna das pessoas queridas que já faleceram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário