quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Guiados pela sanfona

De hoje (8) ao dia 10, Festival em Limoeiro do Norte recebe sanfoneiros de diferentes regiões
   Não foram poucos os sanfoneiros que despertaram o interesse pelo dito instrumento após assistirem a apresentações públicas nas praças de Interior. Essa logística, aliás, facilitou e muito a difusão da sanfona, responsável por consagrar nomes do Nordeste como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e mesmo os jovens Waldonys e Dorgival Dantas, a exemplo.
Em Limoeiro do Norte, cidade do Vale do Jaguaribe, o processo foi semelhante, e segue ainda hoje efervescente. Prova disso é o X Festival de Sanfoneiros do município, que tem início nesta quinta (8) e segue até sábado (10), com intensa programação todas as noites, a partir das 20h.
As atrações foram selecionadas por uma curadoria composta por Júlio César Costa - também coordenador do festival e diretor do Instituto Brasil de Dentro (promotor do evento) -, Eugênio Leandro, Dilson Pinheiro e o sanfoneiro Redondo.
Trabalhando desde julho nessa seleção, os curadores buscaram priorizar músicos que têm a sanfona como elemento principal, mesmo mantendo outras formações de banda. Desde a primeira edição do Festival, realizada em 1968, e resgatada em 2006, não houve uma repetição sequer entre os convidados, garante Júlio César.
Com os selecionados deste ano, contabiliza o coordenador, já são cerca de 150 sanfoneiros que passaram pelo evento. "O objetivo principal é mostrar as várias vertentes da sanfona, tanto no Brasil como no exterior. Aqui trazemos blues, reggae, jazz, além dos forrós tradicionais, e também mostramos um pouco do tango argentino, do fado português, entre outros", aponta Júlio.
Entre os nomes destacados para 2016, estão o paulista Toninho Ferragutti; o pernambucano Mahatma Costa, vencedor de festivais na Itália, Finlândia e Suíça; o maranguapense Sirano; o juazeirense Targino Gondim, vencedor do Grammy 2001 com a canção "Esperando na Janela"; e ainda o cearense de Assaré, Caninana, autor de músicas gravadas por Aviões do Forró e Wesley Safadão.
Mudanças
Desde o seu surgimento, em 1968 - a partir do programa Vesperal do Volante, da Rádio Educadora Jaguaribana, que reunia filas de sanfoneiros em busca de oportunidade - o Festival já passou por diferentes configurações.
Em 2006, quando o Instituto Brasil de Dentro retomou a ideia do evento, ao promover o Grande Encontro de Sanfoneiros, numa parceria com a Prefeitura Municipal de Limoeiro do Norte, cerca de 40 instrumentistas de várias regiões do Brasil, se reuniram na Praça Matriz em três noitadas de shows.
Oficinas e concurso de premiação dos melhores integraram a programação no passado, mas aos poucos foram sendo enxugados da agenda do evento, seja por uma opção conceitual ou mesmo financeira. Desde 2015, o festival tornou-se uma grande mostra da arte da sanfona, priorizando a livre expressividade dos instrumentistas, o intercâmbio e o encontro entre músicos, produtores culturais e o público.
Interação
O retorno da comunidade local é garantido, segundo o coordenador Júlio César. "O público fica assistindo em pé, coisa de 10 mil pessoas, e ninguém sai do seu canto. Ficam hipnotizados pelo palco, é uma coisa muito engraçada", conta ele. A estrutura não inclui cadeiras, afinal a intenção é também de que se possa dançar. "Além disso, aumentou o número de garotos interessados em sanfona. Meninos de 15 a 20 anos vão e, no outro ano, já querem se apresentar", observa.
O sanfoneiro Caninana, que sobe ao palco hoje (8), na abertura do Festival, reconhece a importância de atividades como essa nesse processo de difusão do instrumento. "Comecei cantando com 12, 13 anos, e peguei na sanfona com 19. E aprendi ouvindo, convivendo nas praças de Assaré. Esse evento é para esses jovens o que um dia eu mesmo já tive como referência para começar", acredita.
Em sua apresentação, Caninana levará músicas do novo DVD e algumas parcerias emplacadas com a banda Aviões do Forró ("Fiquei Sabendo" e "Quem Muito Fala Muito Erra") e com Wesley Safadão ("Quem chorava, hoje ri").
As participações do paulista Toninho Ferragutti, que contabiliza duas indicações ao Grammy Latino; e do pernambucano Mahatma Costa, destaque em festivais, shows, concertos e competições realizados no Brasil, Europa, Ásia e nas Américas do Norte e do Sul, garantem diversidade musical no palco.
Mais informações:
X Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte. De hoje (8) a 10 de dezembro de 2016, a partir das 20h, na Praça da Matriz de Limoeiro do Norte - Ceará. Gratuito. Contato: (85) 98777.0335
Programação
Quinta, 8/12
20h - Cortejo - Abertura
20h30 - Herivelto e amigos da sanfona
21h - Venâncio
21h30 - Targino Gondim
22h30 - Caninana
Sexta, 9/12
20h - Chico Bem
20h40 - Nonato Lima
21h30 - Mahatma Costa
22h30 - Sirano
Sábado, 10/12
20h - Zé Wilson/ Cristalino Brandão/ Zé Simão
21h - Dedê e Damião
21h30 - Graciano e Filhos
22h30 - Toninho Ferragutti

Fonte:DiáriodoNordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário