segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

X Festival de Sanfoneiros

X Festival de Sanfoneiros: Toninho Ferragutti dividiu o palco com vários outros acordeonistas




Em entrevista para a tvjaguar, o instrumentista contou que inicialmente, ele tinha a pretensão de formar-se em veterinária, tendo o mesmo frequentado o curso por três anos, quando o interrompeu para mudar-se para São Paulo. Na cidade de Socorro, no interior paulista, Toninho Ferraguti ressalta que recebera o incentivo do pai que também era músico, para que se dedicasse à área da música. Ainda de acordo com o músico, a paixão pelo seguimento aconteceu mesmo a partir da sua participação em rodas de choros, grupos de bailes, grupos de músicas gaúchas e gafieira, além da formação acadêmica no Conservtório Gomes Cardin Em Campinas.
Autor de 09 CD’s autoriais e uma extensa participação em shows  CD’s de artistas importantes no Brasil e no exterior, a exemplo de Gilberto Gil, Elba Ramalho, Sivuca, Oswaldinho do Acordeon, Ermeto Pascoal, dentre tantos outros. O músico, compositor e arranjador, Toninho Ferragutti também é detentor de duas indicações para o Latin Grammy.
Sobre a sua participação na 10ª edição do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte, Toninho Ferragutti expressou a sua alegria por ter recebido o convite, e por compartilhar tão importante momento com os músicos, e em especial, com os sanfoneiros participantes do evento que tem dado a oportunidade para que cada um possa expor a sua história e o seu talento.
No palco do festival, o sanfoneiro Raimundo Graciano também contou um pouco da sua história. De acordo com o acordeonista, ele aprendeu a tocar sanfona com o pai que também era sanfoneiro. Raimundo Graciano contou ainda que com o passar do tempo, ele formou o seu próprio grupo, e depois, com o apoio da família formou o grupo Graciano e Filhos, com atuação até os dias atuais.


O sanfoneiro Zé Simão também relatou sobre a sua trajetória acordeonista. Conforme mencionou o músico, a sua paixão pela sanfona começou ainda quando ele era bem jovem, em rodas de amigos, tendo o mesmo se apresentado em vários programas de rádio da época e de algumas edições do Festival de Sanfoneiros, idealizado pelo então radialista Luís Gonzaga de Freitas. Simão agradeceu a receptividade do público e da organização do evento.
Natural da cidade de Codó, no estado do Maranhão, Cristalino Brandão Filho fez questão de salientar que ainda jovem começou a tocar sanfona. De acordo com Cristalino Brandão, ainda bem jovem mudou-se para a cidade de Limoeiro do Norte, onde passou a se dedicar ainda mais ao seguimento forrozeiro, com destaque para o forró pé de serra.



Durante a sua apresentação no palco do X Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte, o sanfoneiro Cristalino Brandão recebeu os aplausos do público presentes. Ao término do evento, o Instituto Brasil de Dentro, responsável pela realização da 10ª edição do Festival de Sanfoneiros de Limoeiro do Norte homenageou a todos os sanfoneiros participantes do evento com troféu e certificado de participação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário