quarta-feira, 29 de março de 2017

Dia do Autismo: Pais e professores se unem em caminhada para celebrar a data na cidade de Limoeiro do Norte

.
De acordo com a professora Samara, da Escola Municipal Ester Guimarães, durante toda a semana, várias atividades foram desenvolvidas com o intuito de proporcionar a sensibilização tantos aluno como dos pais de alunos para as questões relacionadas ao Autismo. Para fechar a programação alusiva à semana do Autista, está agendada para o sábado 01 de abril, uma caminhada pelas principais ruas da cidade, visando com isso, sensibilizar também a sociedade de uma forma geral. Ainda em conformidade com a professora, a concentração para caminhada se dará a partir das 07:00 horas, em frente ao Banco do Nordeste.
De acordo com Elizabete Gaudino, coordenadora do núcleo de educação inclusiva da secretaria municipal de educação da cidade de Limoeiro do Norte, o movimento em defesa das pessoas portadoras do transtorno do Autismo está sendo realizado através de uma parceria firmada entre a associação dos pais de autistas e a secretaria municipal de educação. Conforme mencionou a professora Elizabete, a secretaria municipal tem tido um grande zelo com a atenção á educação inclusiva.
A coordenadora afirma que cerca de 200 alunos já foram diagnosticados com algum tipo de necessidade de atendimento especial, sendo que, só dentro da escola Ester Guimarães, 09 casos de autismo já foram constatados  e estão sendo tratados de forma afetiva e inclusiva pelos profissionais da área da educação que lidam diariamente com as crianças que necessitam de uma atenção mais especializada.
Com especialização em educação inclusiva e atuando a cerca de 10 anos na área, a professora Jailce Maia fala do prazer por desenvolver as suas atividades com crianças com autismo. Jailce relata que o processo evolutivo das crianças autistas é muito lento, mas se torna prazeroso poder contribuir para o desenvolvimento educacional e social dos alunos que são diagnosticados como portadores do transtorno do autismo.
A diretora da Escola Ester Guimarães, Lucinha Regis destacou a importância do programa de educação inclusiva desenvolvido pela secretaria de educação do município e o empenho dos profissionais que atuam no setor, no âmbito da escola Ester Guimarães. De acordo com Lucinha Regis, a escola também tem desenvolvido ações consideradas de fundamental importância para o processo de desenvolvimento das crianças com autismo.
Ainda de acordo com a diretora, para cada um dos 09 alunos diagnosticados com autismo, a escola tem disponibilizado um profissional com experiência para fazer o acompanhamento, o que segundo ela, tem contribuído consideravelmente para o processo evolutivo. Ela destacou ainda a importância da participação da família e da sociedade como um todo no processo evolutivo do autistas.
 FotoÎlustraçaõ

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário