quarta-feira, 28 de junho de 2017

O Protagonismo Juvenil foi tema  de debate em Mesa Redonda promovida pela Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte
O evento aconteceu na manhã de terça feira, 27 de junho, no auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB-Limoeiro), anexo à referida secretaria. Na oportunidade, estiveram reunidos, representantes de várias instituições sociais, bem como educadores, representantes de escolas municipais e alunos de várias unidades escolares da rede pública da cidade de Limoeiro do Norte. O debate teve como tema central, “O Desenvolvimento do Protagonismo Juvenil”
Para Nevildo Bessa, conselheiro tutelar do município de Limoeiro do Norte, a iniciativa da secretária de educação é muito louvável, pelo fato da mesma se dispor a convocar as representações de vários seguimentos da sociedade para discutir presencialmente, os problemas, as dificuldades e os anseios dos jovens no dia a dia do ambiente escolar. Bessa considera de fundamental importância a implantação de um comitê para que possam ser encaminhas todas as possíveis situações de violação dos direitos da criança e do adolescente.
O doutor João Ramerez, diretor da (FAFIDAM) Faculdade de Filosofia Dom Aureliano também
considerou oportuna a realização do debate que discutiu o Desenvolvimento do Protagonismo Juvenil. Rameres enalteceu a ação da secretária Fátima Holanda pelo fato dela tomar a iniciativa de abrir o espaço para o debate sobre um tema de extrema importância. O diretor da FAFIDAM enalteceu ainda os representantes das instituições que se fizeram presentes no evento, contribuindo de forma muito significativa para o processo de Desenvolvimento do Protagonismo Infantil. Na visão de João Ramerez Regis, os estudantes também foram de fundamental importância no debate.
Em conformidade com a secretária Fátima Holanda,  a idéia da realização do evento e a escolha do tema “Desenvolvimento do Protagonismo Infantil”, surgiu a partir da implantação do Programa Agrinho 2017, cujo tema central está focado para a cidadania, direcionado especificamente para as escolas do campo. Ainda em conformidade, a mesa redonda foi elaborada com a finalidade de proporcionar para os estudantes do 6º ao 9º anos das escolas públicas municipais, um espaço onde eles tivessem a oportunidade de discutir com os seus representantes e demais instituições sociais, os principais problemas, dificuldades e anseios por eles enfrentados no cotidiano.
Fátima Holanda reconhece a existência de muitos de muitos problemas no âmbito da secretaria de educação, o que segundo ela, tem dificultado consideravelmente o bom desenvolvimento educacional do município. A secretária fez questão de frisar que o encontro tinha o objetivo também de unir forças com os representantes dos mais diversos seguimentos sociais, bem como com a sociedade em geral, com vistas a encontrar soluções para reverter o quadro e fazer com a educação do município torne a ser destaque com bons resultados nos índices de avaliação educacional.
Por Nilo Leite


Nenhum comentário:

Postar um comentário