quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Faculdade depois dos 40: é possível sim


Em todo o país, de acordo com pesquisa do Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 732 mil matriculas nos cursos de Graduação Presencial  e à Distância foram realizadas por pessoas com idade acima de 40 anos. Dados mostram ainda que no Estado do Ceará, de 2014 para 2015 aconteceu um acréscimo de mais de 10% no número de matrículas realizadas por pessoas com esse perfil, perfazendo assim um total de mais de 19 mil matrículas.
Na cidade de Limoeiro do Norte, de acordo com o Professor Ranulfo, coordenador do curso de Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, embora a procura pelos cursos da instituição,  por parte de pessoas que se apresentam com esse perfil, ainda seja pequena, pode ser perceptível que anualmente a procura tem aumentado. O professor Ranulfo fez questão de salientar que essa parcela de estudantes que aos poucos estão retornando às salas de aulas, eles devem ser tratados de forma igualitária, pois são alunos que têm muito a contribuir para o processo de aprendizagem, a partir das suas experiências de vida.
Ainda em conformidade com o coordenador do curso de Química da FAFIDAM, ao ingressar no ambiente escolar, as pessoas que já se encontram na fase adulta da vida, inicialmente elas enfrentam algumas dificuldade com obstáculos que vão desde o convívio com outros colegas inseridos na faixa etária mais jovem até o manuseio a lida com as atividades escolares, sendo os mesmos estimulado a participarem de momentos de interação, tendo em vista, a promoção de um bom relacionamento e um convívio harmônico, visando com isso o bom desempenho de ambas as classes. O professor defende a tese que mais ações sejam desenvolvidas em prol da andragogia que é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender (Malcom Knowle).
O advento da internet e, consequentemente o avanço das tecnologias das tecnologias facilitou o acesso das pessoas com mais de 40 anos que pretendem recomeçar os estudos e chegar á uma instituição de nível superior, a partir da criação da modalidade EAD (Educação à Distância). Isso, na visão do Professor Ranulfo, que também atua como professor no sistema de educação á distância, por que a nova modalidade permite que aluno elabore um cronograma de estudo que seja possível conciliar as atividades do dia a dia com as tarefas escolares. Na visão do mestre Ranulfo, nunca é tarde para recomeçar. Basta persistir e perseverar, seguindo sempre focado nos seus objetivos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário