quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Iniciada em Limoeiro do Norte, programação do Outubro Rosa.
Palestra com a Enfermeira Virna Piera, do EACs Centro II marcou o inicio das atividades referentes ao Outubro Rosa de combate ao câncer de mama. O evento aconteceu na manhã de quarta feira 04, no auditório da Secretaria da Assistência Social e contou com as presenças das secretárias de assistência social e de saúde, Arivan Lucena e Sandra Lira respectivamente, além de vários profissionais da área da saúde da cidade de Limoeiro do Norte. O evento conta com apoio do grupo de terapia ocupacional.
De acordo com Maurineide Holanda, o grupo criado foi com o objetivo de proporcionar o fortalecimento entre  mulheres que já tiveram contato com a doença, visando com isso fazer com as mulheres se tornem serem multiplicadores no combate ao câncer de mama. Ainda de acordo com Maurineide, o grupo desenvolve ações que incentivam às mulheres a se cuidarem mais e a estarem sempre atentas para alguma anormalidade como nódulos que apareçam nos seios e alerta para a importância do auto exame através do toque.
A psicóloga Aline Saldanha também destacou a importância do grupo de apoio às mulheres que já tiveram câncer ou que tiveram contato com mulheres que tiveram. A psicóloga também ressaltou a relevância da palestra que trata sobre o diagnóstico precoce, cuja palestra, segundo ela, foi proporcionada por profissionais do setor da assistência social com o intuito de disponibilizar para as mulheres limoeirenses, a importância  do auto exame como forma de se prevenir contra o câncer de mama. Em conformidade com Aline Saldanha, o grupo, criado recentemente, atuará não só durante o Outubro Rosa, e sim, por todo o ano, com ações voltadas para o bem estar e prevenção do câncer nas mulheres.
Para a enfermeira Virna Piera, nos dias atuais ainda é grande o número de incidências de casos de câncer de mama entre as mulheres. A enfermeira acredita que o resultado negativo seja proveniente da ausência do auto exame, atrelado ao sedentarismo, e ao tabagismo, além de vários outros fatores que também podem contribuir para o surgimento do câncer de mama nas mulheres.

A secretária Municipal de Saúde também prestigiou o evento e destacou a importância da realização de atividades que contribuam para o combate e a prevenção do câncer de Mama. Sandra Lira ressaltou ainda que durante todo o mês de outubro, todas as unidades integrantes do sistema municipal de saúde estarão desenvolvendo ações voltadas para o combate ao Câncer de Mama e ao fortalecimento das mulheres que já tiveram contato com a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário